quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O que o medo nos faz passar...


     O medo é algo que acompanha o ser humano desde seus primórdios.
     Desde a época das cavernas o ser humano tem medo. Seja medo se ser morto por algum animal enquanto caça. Seja o medo de ter sua plantação destruída. Seja o medo de seres paranormais. Sempre é medo.
     Eu, particularmente, considero o medo um dos piores sentimentos humanos, juntamente com a dor. Enquanto a dor é algo fisico, o medo é algo psicológico. A dor psicológica é uma tortura muito pior que a dor física.
     Eu mesmo já perdi muitas noites de sono graças ao medo. Desde a não conseguir dormir até sonhos. Já cheguei a ouvir barulhos no corredor em frente ao meu quarto assim como no telhado, mas como tenho o costume de ir dormir ouvindo podcast, durmo bem mais tranquilo.
     Dormir com alguma luz acesa pode ser a luz do display de um rádio até a luz de um computador. Isso "espanta", algumas criaturas do escuro (se você acredita,claro xD),  entre elas a sua imaginação e medo.
     O medo é uma sensação medonha (Sério? Nem imaginava ¬¬'), estranha e surpreendentemente poderosa. Ele engana a nossa mente e nos faz enxergar, ouvir, e sentir e fazer coisas que normalmente seriam impossíveis.
     Em uma situação de risco, como por exemplo, um pai que precisa retirar uma pedra de cima de seu filho, que este adquiri forças que normalmente seriam impossíveis. Eu lembro que vi em um documentário (infelizmente não lembro o assunto nem o canal de televisão onde este passou) que um homem adulto normal, em situações de emergência, conseguir levantar cerca de 500 quilos (sim, meia tonelada).
     Não duvido, afinal, um pai desesperado pode fazer coisas incríveis para salvar seu filho. Mas este não em é o foco deste tópico, isso é assunto para outro post. Neste post irei focar mais no que o medo nos faz sentir e não no que ele nos faz fazer.
     Um exemplo muito bom é: "você acaba de assistir Atividade Paranormal ou Poltergeist e tem uma TV no quarto. Após terminar de ver um desses filmes você automaticamente 'liga' o notebook (em Atividade Paranormal) ou a TV (em Poltergeist) à sua TV do quarto. Caso isso aconteça, boa sorte para dormir, e você vai precisar =D
     Graças ao medo, você ouve barulhos no corredor, no telhado, no outro andar, etc.  Certos barulhos comuns como madeira e lâmpadas "estalando" viram sons assustadores. Você vê sombras passando em baixo da porta, vê vultos, tudo muito assustador.
     Na verdade, há uma explicação para tudo isso: vultos se vêem graças a alguns "problemas"  no nosso olho,  algo extremamente normal. Sons simples como se madeira estalando viram gritos ou sons de passos graças a nossa imaginação,  ativada pelo medo.
     Para finalizar: o medo é nós mesmos que criamos e comprovamos.  Se você acredita em algo, seu cérebro irá transformar coisas normais em coisas sobrenaturais. Se você não acredita,  seu cérebro irá dar (ou tentar) respostas para tudo,  até para o que não temos respostas.
O MEDO É COMPROVADO PELO PRÓPRIO MEDO.
     Por hoje é só.  Se você gostou, compartilhe para ajudar na divulgação do blog,  afinal, escrevi e formatei este texto inteiro pelo celular e demorou um bom tempo para ficar pronto.
Abraços e até mais!!!  =D



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...